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Quer expandir? Lembre que o registro da marca é indispensável para crescer com segurança

Já pensou em expandir o seu negócio? Esse é um caminho que diversas empresas seguem após conquistar o reconhecimento do público. E a expansão do seu negócio pode ocorrer na forma de franquia, que é um modelo de negócio no qual é fornecida a concessão do direito de uso a um investidor, chamado franqueado, para que ele possa replicar esse modelo em diferentes locais um formato reconhecido e bem sucedido de exploração de mercado.

Felipe Schumacher Dias de Castro, diretor Jurídico da Audita Assessoria Empresarial, entende que tornar-se um franqueador é uma ótima estratégia para quem deseja expandir seu negócio de maneira mais rápida. “Dentre as vantagens desse modelo de negócio para o franqueador, destaca-se o aumento do poder de compra, pois à medida que a rede cresce, aumenta também o poder de negociação com os fornecedores”, explica. Outra vantagem é a possibilidade do controle de padrões como o formato de atendimento, a identidade visual e de procedimentos operacionais, que garante a qualidade do serviço e a experiência do consumidor, resguardando a marca.

O que você precisa para se tornar um franqueador?

Felipe destaca que, para ser um franqueador, é necessário ao empreendedor ter uma boa visão de mercado e muita organização. “Inicialmente, é preciso realizar uma análise de franqueabilidade para entender se o seu negócio tem potencial para virar uma franquia”, comenta, citando que os passos seguintes orientam a formatação da franquia, incluindo seu plano de expansão e a captação dos franqueados.

Qual a importância do registro da marca para uma franquia?

Nós já comentamos aqui sobre a importância do registro de marca para a segurança do seu negócio. E isso vale também para o caso de uma expansão na modalidade de franquia - que, inclusive, tem uma legislação própria sobre o tema. “Antes de iniciar todo o processo, é necessário encaminhar o pedido de registro da marca. A Lei 13.966/2019, que norteia os processos de franquias, determina que é obrigatório que uma empresa que pretende virar uma franquia possua o registro de marca ou o pedido de registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Você pode entender melhor sobre esta obrigatoriedade neste post, onde explicamos ponto a ponto o que mudou.

Além de ser obrigatório por lei, o registro de marca é importante para a proteção do franqueador. Como já falamos neste outro post, sobre os riscos de não registrar a sua marca, é o registro que garante e assegura o uso da marca pelo proprietário dela. E como no processo de franquias o franqueador autoriza o franqueado a utilizar a marca, é imprescindível que o registro seja feito.

Se você quer expandir o seu negócio sem colocar a posse da sua marca em risco, fale com a Audita Assessoria Empresarial. Nossa equipe tem expertise em assessoria e consultoria jurídica em propriedade intelectual para atender empresas de todos os portes.

E se você ainda não tem sua marca registrada, ligue (51) 3334-1504 e agende uma conversa para ver como a Audita pode sanar as suas dúvidas e acompanhar o seu projeto de registro de marca em todas as etapas. E, se precisar, a Audita Assessoria Empresarial  também pode ajudar você no registro de desenho industrial e softwares, direitos autorais, inclusive no exterior.