BLOG

Informativos Audita

O registro da marca precisa ser meu primeiro investimento?

Em 2019, a marca Apple valia US$ 234 bilhões; a Google, US$ 167,7 bilhões; e a Amazon,  US$ 125,2 bilhões, segundo o estudo Best Global Brands, da Interbrand, que lista as marcas mais valiosas do mundo. Juntas, as 100 principais marcas chegam a US$ 2,3 trilhões, valor que é 5,7% maior do que o calculado em 2018. No Brasil, as 60 marcas mais valiosas do Brasil somaram US$ 69,9 bilhões no ano passado: lideram a lista Bradesco (US$ 9,4 bilhões), Itaú (US$ 8,3 bilhões) e Skol (US$ 7,2 bilhões), de acordo com o ranking da BrandZ Brasil.

Quando olhamos para essas cifras surge uma pergunta: o que aconteceria se essas marcas não fossem registradas? Qual seria o tamanho da perda financeira dessas empresas se, um dia, algum espertinho registrasse uma marca desse porte? Este é um dos tipos de problemas que o registro de marcas protege a sua empresa!

Marcas não podem ser substituídas e o seu valor depende da reputação que a empresa construiu ao longo dos anos em que atua, se posiciona e se valoriza no mercado. “O registro de marca é o que vai assegurar que esse ativo permaneça na empresa. É o registro no INPI que dá às empresas essa proteção”, afirma Felipe Schumacher Dias de Castro, diretor Jurídico da Audita Assessoria Empresarial.

Minha marca é pequena: devo registrar?

Talvez você pense que sua marca é pequena e não precisa de registro e este pode ser um grande erro a longo prazo. “Digamos que você está começando hoje seu negócio. Vai trabalhar para fazê-lo crescer por anos, investir tempo e recursos financeiros. Não é justo que daqui alguns anos você perca o direito de usar a sua marca porque outra pessoa a registrou”, explica Felipe. Toda empresa sem registro corre este risco porque, segundo a Lei da Propriedade Intelectual brasileira, o sistema de registro é atributivo de direito: a propriedade sobre a marca só é adquirida quando há o registro. 

Para resolver este problema, você pode contratar uma empresa especializada em registro de marcas, que acompanhará todo o seu processo enquanto você se preocupa com o seu negócio e faz a sua empresa crescer. A equipe técnica da Audita Assessoria Empresarial está preparada para atender a sua necessidade e acompanhar todas as etapas do seu processo de registro de marca.

Com quase 30 anos de mercado, a Audita Assessoria Empresarial atua para assessorar empresas em suas gestões, controle e administração de seus negócios. Hoje presta assessoria e consultoria jurídica em propriedade intelectual, fazendo registro de marcas e patentes, de desenho industrial, softwares e direitos autorais, inclusive no exterior, para  empresas de diferentes portes. Fale com a gente e tire suas dúvidas: (51) 3334-1504.