BLOG

Informativos Audita

Registrei minha marca. E agora? Veja orientações

Você montou sua marca, encomendou um logo de acordo com o serviço/produto e fez o registro como deve ser. Mas quais as vantagens de ter um registro da sua marca? E até quando ele vale? Essas e outras dúvidas depois que o serviço já foi contratado a gente esclarece no post de hoje. Veja as dicas a seguir:

Mas afinal, o que é o registro de marca?

A principal vantagem de registrar a sua marca é torná-la exclusiva, ou seja, impossibilita que outros ou outras empresas usem de seu nome no mercado. "Ainda mais se tratando de empresas que já têm um nome e respaldo em seu segmento", comenta comenta o diretor jurídico da Audita, Felipe Schumacher Dias de Castro.
O registro permite, ainda, vender ou licenciar a marca a terceiros. Para quem pensa em abrir franquias do negócio, por exemplo, é o registro de marca é de extrema importância.

E quem já tem o registro na Junta comercial? Castro lembra que o registro de marca é feito exclusivamente pelo INPI. A Junta Comercial registra a abertura da empresa. Dono da marca é apenas aquele que a registra no INPI.

Registrei minha marca. Quais os meus benefícios?

Ok, você registrou sua marca, mas quais os benefícios a partir de agora? Além de todas as vantagens citadas acima, ao executar o registro você tem direito sobre a cessão, licenciamento e a importação e exportação de tudo aquilo que pertence ou seja referente a ela. E ainda há os royalties, caso o nome seja usado por outras marcas.

Por quanto tempo vale o registro de marca?

Castro destaca que no Brasil validade do registro de marca é de 10 anos. O registro, contudo, pode ser renovado a cada novo prazo. Já para os registros feitos no exterior, esse prazo varia de país para país.

A partir do prazo expirado, o registro é extinto e se perde o direito de exclusividade, o que abre caminho para terceiros registrarem a marca. Ou seja: outras empresas podem solicitar seu registro e se apropriar do nome. "Por isso é tao importante estar em monitoramento para não perder esses prazos", lembra Castro.

E o que acontece se alguém fizer uso da minha marca registrada?
Registrou sua marca no INPI e alguém a utilizou sem permissão? Você tem o direito de exigir que a pessoa ou empresa deixe de usar a sua marca e pode pedir indenização referente ao período em que a marca foi utilizada.

Entre em contato com a Audita

Já registrou a marca de sua empresa e precisa de assessoria? Ou pensa em registrar e busca mais informações? Além do auxílio para todo o processo de registro de marcas e patentes, a Audita Assessoria Empresarial oferece serviços em direitos autorais, registro de desenho industrial, patentes e softwares, inclusive no exterior. O escritório representa empresas de todos os portes por meio da assessoria e consultoria jurídica em propriedade intelectual.

Entre em contato com a Audita por aqui.