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É possível registrar uma marca igual à outra já registrada?

Você já deve ter ouvido falar na Band, certo? Já deve ter visto essa marca em vários lugares. Antes de responder que sim, seria importante você se perguntar: de qual Band vocês estão falando? Porque poderia ser Band (grupo de comunicação dono da Band TV, entre outras empresas) ou a Band Equipamentos (fabricante de repuxadoras elétricas). Ou seja, as marcas parecem iguais, mas não são, pois, apesar de terem o mesmo nome, são de segmentos diferentes. 

Nós já falamos aqui que a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) estabelece que o registro da marca é o que concede a propriedade sobre a marca (nome e símbolo). Esse registro, feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), não permite que uma marca reproduza ou imite outra marca já registrada - pois terem o mesmo nome poderia confundir o consumidor.

Porém, essa proibição baseia-se também no Princípio da Especialidade (ou Princípio da Especificidade), o qual entende que o registro da marca se limita a cobrir o ramo de atividade a ela vinculado. É por isso que podemos ter duas Band: uma emissora e uma fabricante de equipamentos industriais. O fato de serem segmentos muito diferentes e distantes elimina a possibilidade de confusão por parte do cliente.

Saiba o que são classes de registro de marca

Neste post, nós explicamos como funciona o sistema de classificação de categorias, um padrão mundial adotado pelo INPI para indicar os tipos de produtos e serviços que a marca representa, em 45 classes distintas, divididas entre produtos (listados nas classes 1 a 34) e serviços (listados nas classes 35 a 45). 

Ao registrar sua marca, é fundamental escolher a classe correta. Além disso, se achar necessário, você pode registrar uma marca em mais de uma classe, o que vai proteger o seu ativo em diferentes segmentos. Para isso, cada classe vai demandar um pedido de registro de marca único.

A melhor maneira de proteger a sua marca e o seu negócio é contar com uma assessoria especializada para fazer o registro junto ao INPI e tomar todos os cuidados para proteger esse ativo tão importante para o seu negócio. Para isso, você pode contar com a equipe técnica da Audita Assessoria Empresarial, que está pronta para ficar ao seu lado desde a entrada do pedido junto ao INPI até a homologação do seu registro.

Com 32 anos de mercado, a Audita Assessoria Empresarial presta assessoria e consultoria jurídica em propriedade intelectual, fazendo registro de marcas e patentes, de desenho industrial, softwares e direitos autorais no Brasil e no exterior para empresas de diferentes portes. Fale conosco e tire suas dúvidas: (51) 3334-1504.