BLOG

Informativos Audita

Vai exportar? Proteja sua marca em outros países

Investir em outros mercados é um pensamento recorrente na cabeça de todo empresário que encontra êxito em seus investimentos. A perspectiva de expandir o sucesso para além das fronteiras brasileiras é empolgante, e muitas vezes a cautela é desconsiderada como um fator de primeiro grau. Deixada para depois, a decisão de registro da marca, quando adiada, pode causar uma série de transtornos e problemas jurídicos – e o que é pior – em outro país.

Para o Diretor Jurídico da Audita, Felipe Schumacher Dias de Castro, toda cautela é pouco. Felipe explica que para isso, a Audita qualificou seu atendimento através de um departamento internacional. “O investidor que pensa em expandir seus negócios conta hoje com essa estrutura, que dispõe de profissionais qualificados para buscar toda segurança jurídica no país em que ele pretende atuar”, explica Felipe. Cada mercado conta com uma legislação própria e, portanto, necessita de uma abordagem diferente. Para lidar com tantas perspectivas, a Audita se buscou parcerias com outros escritórios de registro de marcas e patentes pelo mundo. Em uma espécie de intercâmbio, o trabalho conjunto compensa para que não haja problemas futuros com apropriação indevida de uma marca ou uso de uma patente por conta de outros concorrentes.

“Algumas vezes o investidor arrisca seus investimentos em outros países, e ao estabelecer a marca, pode descobrir uma ingrata surpresa depois de passado algum tempo” comenta Felipe. Casos de registro de marca feito por representantes comerciais são um exemplo, e muitas vezes são solucionados na justiça, ou com a aquisição do registro ao atual detentor. Pagar para recuperar a marca, muitas vezes é a melhor alternativa visto que por meios legais pode haver grande demora por resolução. “O registro da marca e de patentes deve fazer parte do planejamento nos negócios. Sem planejamento, não há sucesso. É preciso organizar tudo para evitar o máximo possível de dores de cabeça, e assim, focar nos resultados positivos que um novo mercado pode trazer”.

* A Audita Assessoria Empresarial orienta empresas de diferentes ramos na administração de seus negócios. Ao longo dos anos, em razão das necessidades de seus clientes, desenvolveu diferentes serviços e passou a oferecer assessoria e consultoria jurídica para empresas de todos os portes. Também atua no ramo da propriedade industrial, protegendo marcas, patentes e direitos autorais de seus clientes.