BLOG

Informativos Audita

O e-commerce e a propriedade intelectual em sua identidade de marca

O e-commerce também é um negócio, porém ele existe no mundo digital. É a sua loja dentro de um ambiente que se movimenta com agilidade e muita inovação. Isso significa que ter uma identidade de marca é essencial para conquistar consumidores, mantendo o site ativo em relação à sua imagem, além de se posicionar dentro de um determinado segmento. Por isso, a propriedade intelectual é muito importante, pois ela vai proteger essa identidade e todas as suas criações.

Se você ainda não sabe exatamente o que é propriedade intelectual, vamos explicar: ela é o conjunto de direitos legais que protegem invenções, obras artísticas, símbolos, nomes e imagens, ou seja: ela resguarda todas as criações usadas em comércio. A propriedade intelectual concede a quem criou ou quem é proprietário dessas criações, o seu uso, permitindo todos os benefícios provenientes deste trabalho.

Por tudo isso, ela tem um papel muito importante no universo da criatividade, protegendo os investimentos vindos dela, além de facilitar as relações comerciais honestas.

A propriedade intelectual protegida

Para proteger as marcas em e-commerces, os ativos mais importantes são as marcas registradas, os direitos autorais e patentes.

As marcas registradas mantêm a exclusividade do nome, do logotipo criado e demais elementos visuais, garantindo que a plataforma tenha uma identidade única, sem que seja confundida com algum concorrente. Então, é fácil entender a importância do registro da propriedade intelectual para que se tenha direitos legais sobre a identidade e suas derivações, protegendo contra a reprodução, imitação ou utilização não autorizada.

Reconhecer e confiar

Uma questão muito importante, é que uma marca sólida, protegida por propriedade intelectual gera um sentimento de confiança, pois fazer o seu devido registro tem conexão direta com autenticidade e qualidade de tudo o que a marca oferece. Reconhecimento, reputação e fidelidade são atributos que todas as empresas desejam e que conquistam mais facilmente se ela for cuidada.

Inovar para competir

A inovação está muito presente nas listas de principais atributos de grandes marcas. E-commerces que não inovam, não apresentam mudanças que facilitem e encantem o consumidor, muitas vezes, perdem força. Então lembre-se: ao inovar, é preciso lembrar que patentes e direitos autorais protegem essas inovações, garantindo a sua exclusividade.

Mas a propriedade intelectual não só protege, como estimula a inovação, pois a criação de novos produtos ou serviços mantém a marca competitiva, contribuindo para uma imagem positiva, forte, caminhando em direção à liderança.

 Concorrência desleal

A concorrência desleal, infelizmente, é uma prática em diversos segmentos. Isso não é diferente no e-commerce. No entanto, a propriedade intelectual é uma ferramenta importante contra essa prática. Quando você tem a propriedade intelectual, é mais fácil evitar que concorrentes se envolvam em atividade ilegais que possam prejudicar a reputação da sua marca. 

Marcas de valor

Tudo o que queremos, é valorizar a nossa marca. E ativos de propriedade intelectual fazem isso. Marcas protegidas, reconhecidas e bem gerenciadas tem grande potencial de atrair grandes parceiros, investidores e novas oportunidades de crescimento.

Por todas essas razões, entendemos que investir em propriedade intelectual não é só uma medida legal de proteção, mas uma estratégia geradora de novos negócios, conquista de público e consolidação de uma marca dentro do universo digital que hoje é tão grande, dinâmico e lotado de desafios.