BLOG

Informativos Audita

Assessoria vai além do registro da marca e da patente

O registro de marcas e patentes pode ser feito por qualquer investidor, sem contar com ajuda de terceiros. Embora isso possa ser visto como uma opção, é importante dizer que o registro de marcas e de patentes conta com uma série de complexidades burocráticas, e que necessita de atenção do investidor mesmo depois de seus trâmites terem sido concluídos. Sim, é uma questão que sempre vai requerer a atenção dos proprietários intelectuais. A importância do processo é inegável, e já discutimos muito aqui a respeito, mas, vamos aprofundar o tema mais uma vez para tratar das razões que fazem da assessoria empresarial uma ferramenta importante para os negócios.

Mais do que simplesmente realizar o registro, a Audita se especializou em assessorar seus clientes. Essa é a razão e o diferencial que fazem deles uma referência dentro do seu campo de atuação. O Diretor Jurídico da Audita, Felipe Schumacher Dias de Castro, explica que são muitas variáveis que compõem o processo de registro de marca e patente. “Muita coisa pode acontecer, e pode acontecer a qualquer momento. Nesses casos estar preparado é primordial, e é nesse ponto que entramos. Nossa assessoria permite que o investidor tenha mais tranquilidade”, explica.

Muitas vezes o talento dentro do negócio leva-o a prosperar por meses, ou até mesmo anos. Uma situação que ocorre muito, são empresários que investiram suas economias e seus esforços para que negócio prospere. Sem se preocupar com o registro da marca, descobrem anos mais tarde que ela está registrada no nome de outra pessoa, embora ele tenha uso dela há mais tempo. E aí? Felipe explica que isso é mais comum do que se imagina, e que a lei fica ao lado de quem registrou primeiro o nome. “Nós sempre procuramos oferecer soluções e alternativas para que o cliente possa sair desse problema com o menor prejuízo possível. Muitas vezes uma adequação da marca é uma saída mais interessante, porque resolve o problema e pode ser usada pelo cliente como uma nova identidade para seu negócio. Dependendo da situação, o marketing transforma o problema em oportunidade, mas, sempre tentamos seguir o desejo do investidor e na medida do possível manter a identidade que ele quer” revela Felipe. “No final das contas, cada caso é diferente e tem que ser analisado”, conclui ele.

Os negócios seguem dia-a-dia, e ter uma assessoria completa que não faça apenas o registro pode ser mais do que prudência. A Audita tem se mostrado como uma forma de assessoria para os negócios, antecipando novas identidades que podem ser registradas, ou não. Isso poupa fôlego, tempo e permite que o investidor esteja sempre adiantado nos rumos do mercado e pronto para os desafios incessantes que o mundo dos negócios traz diariamente.

* A Audita Assessoria Empresarial orienta empresas de diferentes ramos na administração de seus negócios. Ao longo dos anos, em razão das necessidades de seus clientes, desenvolveu diferentes serviços e passou a oferecer assessoria e consultoria jurídica para empresas de todos os portes. Também atua no ramo da propriedade industrial, protegendo marcas, patentes e direitos autorais de seus clientes.