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A relação entre o marketing e o jurídico nas empresas

Para garantir o bom funcionamento de uma empresa, todas as suas partes devem funcionar em harmonia. Dentro deste ambiente, departamentos que não parecem ter nada em comum podem acabar trabalhando juntos para um melhor desempenho. Esse é o caso do marketing e do departamento jurídico. Quando esses dois departamentos funcionam de maneira conectada, podem ser evitados diversos problemas. 

O departamento jurídico deve atuar como uma forma de consultoria para a criação. "O marketing deve criar e levar suas dúvidas e suas criações para o jurídico", sugere o diretor Jurídico da Audita, Felipe Schumacher Dias de Castro. Dessa forma, este setor deve aconselhar as melhores práticas para garantir que campanhas, novos produtos ou novas marcas estejam de acordo com todas as regras da propriedade intelectual, ramo do direito que trata das marcas, patentes e direitos autorais. 

Dentro das criações do setor de comunicação e marketing, existem diversos elementos que podem ser registrados como propriedade de outras empresas. Em campanhas, embalagens e anúncios, é necessário prestar atenção às fotos e às frases utilizadas. Já na criação de produtos, entra toda o escopo de registros de marcas e patentes. O setor jurídico pode ajudar conferir junto ao INPI se as utilizações estão sendo realizadas corretamente. 

Tomar essa precaução é essencial para evitar problemas e até mesmo economizar no futuro. Ao criar um produto ou uma marca e gastar com campanhas e protótipos sem a segurança de que podem ser utilizados, se corre o risco de futuramente ser notificado e ter que deixar de usá-los imediatamente. 

A Audita Assessoria Empresarial representa empresas de todos os portes através da assessoria e consultoria jurídica em propriedade intelectual. Entre seus serviços, atua no registro de marcas e patentes, além de registro de desenho industrial, softwares e direitos autorais, inclusive no exterior. Fale com a gente e tire suas dúvidas: (51) 3334-1504.