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Não basta registrar a marca, é preciso estar atento a possíveis disputas e prazos

Diante de um cenário econômico nada fácil, a perspectiva de um investidor acompanhar semanalmente a situação cadastral de seu registro de marca ou patente é algo bastante raro. Não é para menos, já que os desafios constantes no mundo dos negócios são acompanhados de inúmeras responsabilidades, que só quem atua como gestor sabe como é. Contudo, é preciso ter na cabeça a importância do zelo pela marca, e que mesmo depois do registro dela, as coisas não param por aí.

A Audita atua como uma assessoria que vai além dos meros procedimentos administrativos de registro de marcas e patentes. Seu Diretor JurídicoFelipe Schumacher Dias de Castro, lembra que a maioria dos empresários se concentra em seus negócios e não lembra, por exemplo, de renovar a marca ao término do prazo de 10 anos. “Muitas vezes se passaram 13, 14 anos e o proprietário não renovou a marca. Simplesmente esquece, e alguns acreditam que apenas registrar a marca no início do seu negócio é o bastante e sequer se dão conta de que não, não é apenas isso”. Nesse aspecto é que surge a Audita desempenhando um importante papel para as diversas empresas que ela assessora. “Como procuradora de diversas empresas, sempre ficamos atentos aos prazos e ações que por ventura venham a surgir com nossos representados. Buscamos ser precavidos aos problemas que podem um dia surgir”, lembra Felipe.

O controle da marca requer um representante qualificado. Semanalmente o INPI lança a Revista de Propriedade Industrial em seu site e nela são registradas ações de nulidade administrativa, registros de marcas aprovadas entre outras questões. A Audita avalia semanalmente seu conteúdo, e uma vez identificada qualquer questão envolvendo um de seus representados, atua em sua defesa de antemão. “O empreendedor não tem o hábito de analisar a Revista de Propriedade Industrial e pode acabar perdendo prazos de ações que ele sequer sabe da existência. É muito mais econômico e seguro contratar uma assessoria qualificada que resguarde o empreendimento, e é nisso que nos especializamos nos últimos anos”, conclui Felipe.

O cartão de visitas de qualquer empreendedor é a sua marca. E assim como uma invenção ou inovação, merecem ser resguardados, pois são parte do patrimônio dos negócios. A garantia de segurança é a garantia de que não surgirá dores de cabeça inesperadas, e como sempre repetimos, resguardar seu patrimônio nunca é demais.

* A Audita Assessoria Empresarial orienta empresas de diferentes ramos na administração de seus negócios. Ao longo dos anos, em razão das necessidades de seus clientes, desenvolveu diferentes serviços e passou a oferecer assessoria e consultoria jurídica para empresas de todos os portes. Também atua no ramo da propriedade industrial, protegendo marcas, patentes e direitos autorais de seus clientes.