BLOG

Informativos Audita

Digital influencer deve fazer o registro de marca?

As redes sociais são um caminho sem volta e com elas surgem diariamente milhares de pessoas querendo o seu espaço no mundo digital. Seja em vídeo, blog ou imagem, o número de influenciadores digitais cresce em ritmo acelerado, sendo difícil acompanhar tanta novidade. Com inúmeros conteúdos criativos e com grande capacidade de viralização, é comum a tentativa de copiar o outro, na busca de obter tanto sucesso como o original. No entanto, esses empreendedores digitais dificilmente entendem a importância de se fazer um registro de suas marcas. A ideia de que o uso do próprio nome não o torna uma “empresa” é apenas um dos equívocos que esses profissionais cometem e, normalmente, acabam encarando o registro como algo desnecessário.

Segundo o diretor Jurídico da Audita, Felipe Schumacher Dias de Castro, o digital influencer deve encaminhar o registro assim que inicia o negócio. “Na verdade, antes de adotar a marca comercialmente e fazer grandes investimentos, é preciso entrar em contato com a Audita para pesquisarmos se o nome que será utilizado está disponível”, ressalta. Um blog, por exemplo, é como um veículo de comunicação e se enquadra em uma das 45 classes do sistema internacional de classificação, adotado pelo INPI.

Para garantir a exclusividade da marca, é necessário que o registro seja feito. Além disso, é importante destacar que quando um influenciador passa a vender um produto, além do serviço que ele oferece, um novo registro deve ser realizado para o nicho que a marca inicial expandiu. “Se um blogueiro passa a comercializar camisetas com a sua marca, ele precisa fazer um novo pedido de registro, pois são segmentos diferentes”, exemplifica Felipe. Outra vantagem de ter o registro é em relação à credibilidade do profissional. Ele se torna um atrativo para empresas e patrocinadores que buscam influenciadores digitais para campanhas publicitárias. O registro gera confiança, o que pode auxiliar no crescimento dos ganhos.

A Audita oferece todo o suporte para que o registro seja garantido com segurança e sem burocracia. Ele é válido por dez anos a partir da data de concessão e pode ser prorrogável por igual e sucessivo período. A Audita já auxiliou no registro dos youtubers Mairo Vergara e Vinícius Possebon, que atuam em diferentes segmentos e possuem canais com mais de um milhão de inscritos cada.

* A Audita Assessoria Empresarial orienta empresas de diferentes portes através da assessoria em gestão e consultoria jurídica. Entre seus serviços, atua no registro de marcas e patentes em Porto Alegre, além de registro de desenho industrial, softwares e direitos autorais.