BLOG

Informativos Audita

Patentear uma invenção começa pela avaliação da ideia

Quando se trata de proteger a propriedade intelectual, a patente é a garantia máxima de que uma ideia não seja roubada ou explorada pela concorrência de maneira indevida. O período de espera muitas vezes leva mais de 5 anos, o que requer precaução por parte do proprietário. Ainda que muitos inventos fiquem guardados, até que o registro seja deferido, é importante entender que a demora é parte do processo que trará toda a tranquilidade e segurança de que ela não será explorada de maneira indevida. Vale lembrar que o registro é também uma forma de investimento no seu negócio e, mesmo com o processo em andamento, já há garantias para quem requer o registro.

A quantidade de pedidos analisados pelo INPI diariamente é considerável. Para o Diretor Jurídico da Audita, Felipe Schumacher Dias de Castro, tão importante quanto patentear a invenção é que o inventor acredite na sua ideia. Ele lembra que muitas vezes o processo é longo e extenuante, e algumas ideias não tem viés inventivo, demandando tempo e desgaste emocional do requerente. “O inventor precisa acreditar na sua própria ideia, mas, precisa saber antes de mais nada se sua ideia é passível de registro de patente”, esclarece Felipe. Nesse sentido, acrescenta Felipe, é fundamental a busca por auxilio profissional. É preciso, antes de mais nada, que haja certeza de que a ideia patenteada não terá impedimentos no futuro, evitando que todo o processo seja invalidado por algum erro não previsto.

A Audita Assessoria Empresarial busca avaliar se as ideias de seus clientes são, de fato, patenteáveis. E isso já ocorre logo no início do processo. “Contamos com profissionais qualificados, que fazem uma avaliação do objeto de análise. Sendo patenteável, nós prestamos nossas orientações e iniciamos o processo do registro junto ao INPI. Se não é o caso, nós orientamos os clientes da mesma forma explicando a razão de o objeto não poder seguir no processo”, lembra Felipe. Além disso, ele lembra também que o registro da patente é mais complexo, abrindo pouca margem para correção de erros. O que corrobora ainda mais a necessidade de se contar com profissionais qualificados, para que a espera não seja frustrada por um erro no registro que leve ainda mais tempo para que ela seja efetuada.

* A Audita Assessoria Empresarial orienta empresas de diferentes portes através da assessoria em gestão e consultoria jurídica. Entre seus serviços, atua no registro de marcas e patentes em Porto Alegre, além de registro de desenho industrial, softwares e direitos autorais.