BLOG

Informativos Audita

Entenda a importância de registrar sua marca

Aqui no blog da Audita, e em nossas redes sociais, sempre que possível lembramos a todos de sempre registrarem sua marca.

E qual a necessidade deste registro? Além de ser um dos patrimônios mais importantes de uma empresa, uma das vantagens de registrar uma marca é que ela também pode gerar lucro e fazer seu negócio progredir. Para um consumidor, a marca é a maneira de diferenciar um produto de outro e, com o passar do tempo - dentro de seu nicho de mercado - a sua pode ser aquela que servirá como referência do que é bom ou ruim.

Outro ponto essencial é a proteção. O registro de uma marca é a única forma de protegê-la, perante a lei, contra futuros copiadores; da concorrência e, ainda, pode fazer sua marca ganhar espaço no mercado. Quando a marca está registrada, o proprietário tem garantia sobre direito exclusivo em todo o território nacional - que pode ser estendido para 137 países.

É preciso lembrar que o registro tem um custo, mas ele deve ser interpretado como um investimento, e não como mais um gasto. Importante: Assim que você tiver sua marca definida, quanto antes puder iniciar o processo de registro, melhor será, pois este é um procedimento que leva, em média, dois anos. O INPI é o órgão responsável pelo registro das marcas e é ele que realiza a busca e emite o certificado de registro nacional.O registro é válido por 10 anos e pode ser prorrogado por quantos decênios que a pessoa/empresa quiser.

A proteção a tudo que se refere à marca é extremamente importante pois, caso ocorra alguma falsificação ou cópia sobre ela, ou sobre seus produtos, você estará amparado para resolver este incidente e terá todas a estrutura para defender seu patrimônio”, alerta Newton Burity Alves Junior, diretor comercial da empresa.“Com auxílio profissional, é possível esclarecer e entender todos os detalhes do processo. Além disso, nossa equipe é capacitada sobre as melhores estratégias, garantindo que o pedido seja solicitado de forma correta. E ainda se compromete a acompanhar o processo do início ao fim”, esclarece Felipe Schumacher Dias de Castro, diretor jurídico da Audita."

*A Audita Assessoria Empresarial orienta empresas de diferentes portes através da assessoria em gestão e consultoria jurídica. Entre seus serviços, atua no registro de marcas e patentes em Porto Alegre, além de registro de desenho industrial, softwares e direitos autorais.