BLOG

Informativos Audita

Bar é obrigado a mudar de nome depois de se inspirar indevidamente no universo de Harry Potter

A equipe da Audita reforça cotidianamente a necessidade dos empreendedores considerarem as implicações dos direitos autorais e registros de marcas e patentes em seus negócios. Isso vale tanto para o registro de marcas próprias, que são patrimônios da empresa, quanto para a utilização de nomes, símbolos e produtos que podem ter sido registrados.

Recentemente, as redes sociais entraram em alvoroço com o anúncio de um bar e hamburgueria em São Paulo totalmente inspirado no universo de Harry Potter, o corajoso bruxinho criado pela inglesa J.K.Rowling.  O anúncio do Beedle, o Bar - nome que já evidenciava uma clara referência ao livro fictício frequentemente citado na série "Os Contos de Beedle, o Bardo", previa abertura para dia 31 de julho e trazia várias ligações com o mundo de Harry Potter. A data de abertura, por exemplo, não foi escolhida por acaso: é o aniversário do bruxinho e de sua criadora.

Mas a série de coincidências não parava por aí: pratos, bebidas e a decoração também faziam referências no universo do mágico. Os proprietários negaram qualquer ligação direta com os livros e filmes Harry Potter, explicando que a inspiração era mais abrangente, relacionada ao universo da literatura fantástica. Ainda assim, o estúdio Warner Bros, detentor dos direitos autorais da obra de J.K Rowling, solicitou a retirada de todas as referências à obra por infração de direitos autorais. A mais importante delas: a troca do nome às vésperas de abertura. O bar passou a se chamar Vassoura Quebrada.

Em suas redes sociais, a direção do bar confirmou que houve a tratativa com a Warner Bros. “Sem grandes delongas, gostaríamos de informar a todos vocês que após a enorme repercussão que nosso estabelecimento teve na mídia, fomos cordialmente contatados pela Warner Bros. Nesse contato foi solicitada a alteração do nome "Beedle, o bar". Entendemos a posição que nos foi dada em relação ao que em um primeiro momento, era um trocadilho "fofo", e acatamos de imediato, pois como já havíamos citado, nossa inspiração sempre teve um limite até onde ir. E de forma alguma vamos seguir com algo que possa causar conflito com uma obra que temos tamanha admiração.”, explicou o bar em um comunicado.

Ao jornal Folha de São Paulo, a Warner Bros confirmou que houve tal conversação, que foi totalmente amigável. Igor Reis, responsável pelo licenciamento da marca no Brasil, disse que: "eles nos pareceram ter boas intenções. Muita gente acaba fazendo isso [utilizar propriedades intelectuais] por falta de conhecimento mesmo".

Tal opinião é compartilhada pelo diretor Jurídico da Audita, Felipe Schumacher Dias de Castro. “Percebemos diariamente que muitos empreendedores acabam cometendo esse tipo de erro por total desconhecimento da legislação e dos detalhes que influenciam no registro e na utilização de marcas e outras propriedades intelectuais. Por isso é fundamental uma orientação profissional”, acrescenta ele. A Audita conta com uma equipe dedicada a esse tipo de assessoria para empresas de todos os portes.

Audita Assessoria Empresarial orienta empresas de diferentes portes através da assessoria em gestão consultoria jurídica. Entre seus serviços, atua no registro de marcas e patentes em Porto Alegre, além de registro de desenho industrial, softwares e direitos autorais.